Dev em 6 meses: não tem como!

Dev em 6 meses: Entenda por que não é possível

Como iniciante na programação, você com certeza já ouviu falar na possibilidade de se tornar um dev em apenas 6 meses. Inicialmente, esse discurso pode ser tentador, mas será que é realmente possível? Em novo vídeo para o canal da Refatorando no YouTube, intitulado “Você não vai se tornar dev em 6 meses”, Roger Santos, CTO da Refatorando e profissional da TI há mais de 20 anos, discute o motivo de não ser possível se tornar um desenvolvedor em um período tão curto.

Você não vai se tornar dev em 6 meses

No vídeo “Você não vai se tornar dev em 6 meses“, Roger discute a ideia de que se tornar um desenvolvedor em apenas seis meses é uma expectativa irreal e um discurso irresponsável. Afinal, programar não diz respeito apenas a assistir as aulas. A programação requer prática consistente e dedicação. Além disso, o mercado de TI está saturado de desenvolvedores despreparados, tornando ainda mais desafiador encontrar oportunidades para iniciantes.

Dev em 6 meses: por que já deu certo?

Embora seja verdade que algumas pessoas tenham conseguido entrar no mercado de trabalho em TI com apenas seis meses de estudo, é importante considerar o contexto. Afinal, muitas dessas histórias aconteceram no período de pandemia, um momento atípico em que a demanda por talentos de tecnologia aumentou rapidamente e os profissionais experientes do mercado não eram capazes de suprir. No entanto, muitos desses empregos não eram sustentáveis e resultaram em demissões em massa uma vez que as coisas voltaram à normalidade.

A régua do mercado de TI subiu

Em outro vídeo do canal Refatorando, Roger explicou que a régua do mercado subiu desde os eventos pandêmicos. Ou seja, os requisitos que garantiam uma boa oportunidade no mercado, atualmente são considerados básicos e não mais diferenciais. Dessa forma, profissionais iniciantes interessados em conquistar sua primeira vaga no mercado devem se preparar com base nas expectativas atuais.

Plano de estudos

Assim, se você está determinado a se tornar um desenvolvedor, deve entender que isso é uma missão que demanda tempo e esforço. Dessa forma, seguindo um plano de estudo estruturado e realista, você pode aumentar suas chances de sucesso. No vídeo, Roger explica o tempo médio para estudar cada uma das principais competências para devs. Por exemplo, dedicar-se aos estudos de Fundamentos de Internet, HTML, CSS, JavaScript e outras tecnologias essenciais ao longo de um período de um ano a um ano e meio pode ser mais realista e eficaz.

Felizmente, através dos cursos gratuitos da Refatorando, você pode iniciar seus estudos de forma rápida e prática, sem necessidade de cadastrar seu cartão para a matrícula. Confira nosso catálogo de cursos introdutórios gratuitos aqui.

Conclusão

Embora a ideia de se tornar um desenvolvedor em apenas seis meses possa parecer atraente, é importante ser realista sobre suas expectativas. Programar é uma habilidade complexa que requer tempo, prática e dedicação. Ainda, se você está comprometido em seguir uma jornada de aprendizado contínuo, é possível alcançar seus objetivos na área de desenvolvimento de software. Confira o vídeo “Você não vai se tornar dev em 6 meses” em nosso canal no YouTube para insights mais detalhados sobre o tema.

Confira nossas matérias recentes: